top of page

GES - Agenda 2030 (17 ODS) e o Panorama 2019 no Brasil


Grupo de Estudos em Sustentabilidade Net Impact Poa

Agenda 2030 (17 ODS) e o Panorama 2019 no Brasil

No dia 16 de setembro, foi realizado o primeiro encontro do Grupo de Estudos em Sustentabilidade (GES) da Net Impact Poa de 2019. Esse primeiro evento teve como tema o “Os 17 ODS e o panorama 2019 no Brasil”, e foi realizado no Obra Café, local que busca atrelar um bom café à prática de debates dos mais diversos temas.


O projeto em questão segue uma trilha de encontros, os quais visam trazer luz à forma com a qual o Brasil está se preparando (ou não) para atingir as metas de desenvolvimento sustentável propostas pela ONU. Neste cenário, convidamos a curadora da Virada Sustentável de Porto Alegre, Júlia Froeden, para apresentar um painel sobre o assunto.

A noite foi de notícias “fortes” sobre as ODS e as perspectivas futuras até 2030. No entanto, este cenário não tão positivo não é exclusividade do Brasil, pois trata-se de uma tendência negativa mundial. Sobre a temática, para fins de nortear o debate, foi apresentada uma análise global, seguida da perspectiva no Rio Grande do Sul e, por fim, na cidade de Porto Alegre.



Assuntos como a extinção da Comissão Nacional das ODS, a mina de carvão em Eldorado do Sul, a questão Amazônica, o cenário estadual e municipal das ODS e a preocupação econômica relacionada à sustentabilidade foram pautas da noite.


O projeto tem por finalidade incentivar a participação popular em temas os quais impactam diretamente a sociedade. É importante entender que os ODS são indivisíveis e integradas, sendo assim, não se pode escolher ODS X ou Y, deve-se buscar o progresso e a construção de meios para atingir os objetivos propostos em sua totalidade.

Os 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram, em 2015, a Agenda 2030 que propõe os 17 ODS e as 169 metas correspondentes.

Para implementação dos objetivos, cada país teve de desenvolver e, consequentemente, estabelecer indicadores próprios. Uma plataforma mantida por dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) permite o acompanhamento dos ODS no Brasil.

O relatório pode ser acessado através desse endereço. No entanto, devido à falta de incentivo na área da pesquisa no país, as instituições que realizam este trabalho estão enfrentando dificuldades, ocasionando um retardo quanto ao alcance das metas com as quais o país está comprometido.

Em um momento onde mitos são criados, convidamos você para desmistificá-los. Utilizando uma frase de Étienne de La Boétie em seu Discurso da Servidão Voluntária: “a primeira razão pela qual os homens servem voluntariamente é porque nascem servos e são educados como tais”.

Ainda diante de um cenário que preocupa, a palavra no final da noite foi esperança. O grupo, composto por pessoas de diversas áreas de atuação, gerou um debate amplo, ampliando a expectativa para os próximos encontros.

 

O próximo Grupo de Estudos está marcado para o dia 30 de Setembro, às 19h30, novamente no Obra Café.

Aguardamos vocês em nosso próximo encontro!!! Inscreva-se clicando aqui.


bottom of page