#DesafioNIpoa - Julho sem plástico


Durante o mês de julho promovemos o #desafioNipoa no Instagram, nele cada voluntário guardou todos os seus resíduos plásticos por uma semana e compartilhou ONG o quê e a quantidade que cada um gerou. No final do mês foram propostas alternativas para os resíduos gerados, os seguidores foram convidados e participaram com as suas experiências.

Resumimos tudo e colocamos as dicas dadas pelos seguidores, e acrescentamos mais algumas, confere aí:

O MOVIMENTO O #julhosemplastico é um movimento global de conscientização, que envolve as pessoas a serem parte da solução para o problema da poluição do plástico (principalmente descartáveis). O @plasticfreejuly começou na Austrália em 2011, tornou-se uma ONG e hoje envolve milhões de pessoas de mais de 175 países!

IMPACTO - O Brasil foi o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo em 2016 e recicla apenas 1% de tudo isso segundo a WWF. - Cada brasileiro produz 1kg de lixo plástico por semana - Um único copinho plástico precisa de meio litro a 3 litros de água pra ser produzido. - Todo o petróleo, água e outros recursos usados para fabricar produtos são desperdiçados se esses produtos não forem reciclados.

COMECE! No seu dia a dia, aplique os 3 R's nesta ordem: Reduzir - Reutilizar - Reciclar Antes de fazer uma compra, se questione: Eu realmente preciso disso? Existe uma opção com menos embalagens de plástico? Existe uma alternativa feita a partir de materiais reciclados?

DICAS Separe seus resíduos - Lave as embalagens recicláveis e coloque para a coleta seletiva Leve sua ecobag para fazer compras e dispense sacolas plásticas. Ande com seu canudo e copo e dispense copos plásticos. Compre a granel - assim você evita o plástico das embalagens.

- Reaproveite as embalagens de vidro para reutilizar nas compras, armazenamento de alimentos ou criar artesanatos; - Lave as embalagens recicláveis e separe para a coleta seletiva; ♻ - Recuse sacola e descartáveis que não sejam indispensáveis para você; 🚫

DESEJO Que suas iniciativas perdurem a partir daqui (não só em julho). É IMPACTO que queremos (e precisamos) e você importa muito! Suas atitudes importam e fazem SIM a diferença! Seja parte da solução! É fácil! É por você!

#desafioNIpoa #julhosemplastico