Grupo de Estudos - 2018

O Grupo de Estudos da Net Impact Porto Alegre é um espaço para pensarmos e discutirmos a sustentabilidade, visando a construção e desconstrução de conceitos, bem como o compartilhamento de práticas e boas ideias. É um espaço aberto que reúne pessoas com um interesse em comum: a sustentabilidade.
Em 2018, houveram 5 encontros desse projeto, cada um orientado por um (a) diferente profissional, visando a abordagem de distintos temas para análise. Nesses eventos, foram tratadas a desconstrução de conceitos sobre a sustentabilidade, os aspectos ambientais, sociais e econômicos, havendo uma dinâmica final para a construção de uma definição própria da Net Impact Porto Alegre para a sustentabilidade.

Encontro 1
Encontro 2
Encontro 3
Encontro 4

Start - Seminários de Sustentabilidade

Almejando levar o amplo debate sobre a sustentabilidade, com o enfoque nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, o projeto Start contemplou uma série de eventos até 2018. Nesses encontros, em variados formatos, abordaram-se diferentes temas como empreendedorismo de impacto positivo, alimentação saudável e uso de plásticos, por exemplo.
Na execução desse projeto, a Net Impact Porto Alegre disseminou conhecimento através de painéis com especialistas nos assuntos abordados, bem como proporcionou inspiração à população geral da cidade, por meio de conexões 

5
_DSC0236
_DSC0227
_DSC0204
_DSC0196

entre diferentes atores relacionados com a prática da sustentabilidade.

Impact at Work

O projeto Impact at Work tinha por objetivo apoiar e desenvolver o intraempreendedorismo sustentável, com foco em pessoas que desejam aproveitar suas qualidades e redes para influenciar mudanças positivas nos seus locais de trabalho, beneficiando as organizações, as comunidades e o meio ambiente. Na disseminação desses conceitos, a Net Impact Porto Alegre proporcionou a reflexão de que, independente do cargo que ocupe na organização, qualquer indivíduo tem o poder de praticar ações e projetos que gerem impacto positivo.
O presente projeto, buscou atuar de duas formas. A primeira visava o desenvolvimento de potenciais intraempreendedores, por meio do

Workshop2018
Workshop2018
Dia intra Unisinos2017
IAW
IAW
IAW
Prêmio Impact at Work 2017
Prêmio Impact at Work
Prêmio Impact at Work 2017
IAW
Workshop 2016
Prêmio Impact at Work 2015
Prêmio Impact at Work 2015

“Impact at Workshop”, capacitação que apresentava questões sobre sustentabilidade, debates sobre temas envolvidos e apresentava-se maneiras de como os profissionais poderiam tirar suas ideias / projetos sustentáveis do papel. Junto a isso, bianualmente ocorreu o Prêmio Impact At Work, evento de reconhecimento de ações de impacto positivo nos ambientes de trabalho, por meio de iniciativas que promoveram a sustentabilidade em suas diferentes formas.

Programa de Qualificação da Gestão do 3º Setor

O Programa de Qualificação da Gestão no 3º Setor nasceu em 2012 a partir de uma iniciativa conjunta entre Net Impact Porto Alegre, AES Sul e PGQP - Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. O projeto objetivava atuar em organizações do terceiro setor através de consultoria participativa, utilizando uma metodologia de gestão pré-definida para instrumentalizá-las com conceitos e ferramentas de gestão auxiliando-as no caminho a sustentabilidade. 
Para tanto, era utilizada a metodologia SAGS - ¬ Sistema de Avaliação da Gestão Simplificada, a partir do MEG - Modelo de Excelência em Gestão. As três organizações envolvidas exerciam um

11800343_829877473795224_6179181743677411092_n
1402137_479559042160404_83913936_o

papel bem definido para o desenvolvimento das atividades: a Net Impact Porto Alegre atuava na mobilização, gestão e acompanhamento da equipe de consultores, os patrocinadores financeiros do projeto também eram responsáveis pelo acompanhamento técnico das consultorias e o PGQP tinha a responsabilidade pela capacitação e suporte metodológico das atividades.