Grupo de Estudos - 2018

O Grupo de Estudos da Net Impact Porto Alegre é um espaço para pensarmos e discutirmos a sustentabilidade, visando a construção e desconstrução de conceitos, bem como o compartilhamento de práticas e boas ideias. É um espaço aberto que reúne pessoas com um interesse em comum: a sustentabilidade.
Em 2018, houveram 5 encontros desse projeto, cada um orientado por um (a) diferente profissional, visando a abordagem de distintos temas para análise. Nesses eventos, foram tratadas a desconstrução de conceitos sobre a sustentabilidade, os aspectos ambientais, sociais e econômicos, havendo uma dinâmica final para a construção de uma definição própria da Net Impact Porto Alegre para a sustentabilidade.

Start - Seminários de Sustentabilidade

Almejando levar o amplo debate sobre a sustentabilidade, com o enfoque nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, o projeto Start contemplou uma série de eventos até 2018. Nesses encontros, em variados formatos, abordaram-se diferentes temas como empreendedorismo de impacto positivo, alimentação saudável e uso de plásticos, por exemplo.
Na execução desse projeto, a Net Impact Porto Alegre disseminou conhecimento através de painéis com especialistas nos assuntos abordados, bem como proporcionou inspiração à população geral da cidade, por meio de conexões 

entre diferentes atores relacionados com a prática da sustentabilidade.

Impact at Work

O projeto Impact at Work tinha por objetivo apoiar e desenvolver o intraempreendedorismo sustentável, com foco em pessoas que desejam aproveitar suas qualidades e redes para influenciar mudanças positivas nos seus locais de trabalho, beneficiando as organizações, as comunidades e o meio ambiente. Na disseminação desses conceitos, a Net Impact Porto Alegre proporcionou a reflexão de que, independente do cargo que ocupe na organização, qualquer indivíduo tem o poder de praticar ações e projetos que gerem impacto positivo.
O presente projeto, buscou atuar de duas formas. A primeira visava o desenvolvimento de potenciais intraempreendedores, por meio do

“Impact at Workshop”, capacitação que apresentava questões sobre sustentabilidade, debates sobre temas envolvidos e apresentava-se maneiras de como os profissionais poderiam tirar suas ideias / projetos sustentáveis do papel. Junto a isso, bianualmente ocorreu o Prêmio Impact At Work, evento de reconhecimento de ações de impacto positivo nos ambientes de trabalho, por meio de iniciativas que promoveram a sustentabilidade em suas diferentes formas.

Programa de Qualificação da Gestão do 3º Setor

O Programa de Qualificação da Gestão no 3º Setor nasceu em 2012 a partir de uma iniciativa conjunta entre Net Impact Porto Alegre, AES Sul e PGQP - Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. O projeto objetivava atuar em organizações do terceiro setor através de consultoria participativa, utilizando uma metodologia de gestão pré-definida para instrumentalizá-las com conceitos e ferramentas de gestão auxiliando-as no caminho a sustentabilidade. 
Para tanto, era utilizada a metodologia SAGS - ¬ Sistema de Avaliação da Gestão Simplificada, a partir do MEG - Modelo de Excelência em Gestão. As três organizações envolvidas exerciam um

papel bem definido para o desenvolvimento das atividades: a Net Impact Porto Alegre atuava na mobilização, gestão e acompanhamento da equipe de consultores, os patrocinadores financeiros do projeto também eram responsáveis pelo acompanhamento técnico das consultorias e o PGQP tinha a responsabilidade pela capacitação e suporte metodológico das atividades.